Várias pesquisas comprovam um aumento significativo da ansiedade no momento pós-pandemia.
Mas o que é ansiedade?
Ansiedade é um transtorno psicológico que pode ser considerando normal ou chegar a ser debilitante. Depende da frequência, da intensidade, da duração e da interferência que provoca na nossa vida. Ela pode nos motivar a prepararmos melhor para algum evento, alguma viagem que irá acontecer, mas pode também nos paralisar.
Quando nos sentimos ansiosos somos afetados física, emocional, comportamental e cognitivamente. Ansiedade é a reação ao perigo ou à ameaça.
Todos nós temos crenças que são elaboradas durante toda nossa vida. Porem algumas são inatingíveis como “temos que ser perfeitos”, “temos que agradar todo mundo” ou “tudo deve acontecer como eu quero”. Estas são algumas que podem direcionar nossos pensamentos.
Percebendo uma situação que possa não alcançar determinada crença, pensamentos automáticos disfuncionais acontecem sem percebermos. Nosso cérebro entende que estamos em perigo e prepara nosso corpo para ação, para defender-se, libera adrenalina e sintomas físicos são observados. A frequência cardíaca é aumentada, palpitações, falta de ar, sensação de asfixia, vertigem, sudorese, náusea, tremores, desiquilíbrio, entre outros. É a chamada reação luta-fuga. A pessoa acredita que está tendo um ataque cardíaco, está morrendo, perdendo o controle.
Estes sintomas desaparecem rapidamente com repouso, observando a respiração e focando novamente no momento presente.
É importante aprendermos identificar nossas crenças, nossos pensamentos automáticos, nos conhecer de verdade para podermos ter o controle real de nossa saúde mental.
Valorizarmos mais o que pensamos sobre nós ao invés de anularmos por conta da avaliação negativa que podem fazer sobre nós.
Procurarmos envolvermos mais com aquilo que estamos fazendo, ao invés de preocuparmos somente com o resultado perfeito.
Focarmos nossa atenção e ação no que desejamos e não no que não deu certo.
São algumas dicas que podem nos favorecer ao lidarmos com este transtorno tão desafiador