“A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurobiológica. é caracterizada pela dificuldade no reconhecimento e fluência na decodificação e soletração. Essa dificuldade resulta tipicamente num déficit do componente fonológico da linguagem que é inesperada em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.” (Bradly, E. Dickman, G. Eden – IDA- 2003)
Mas o que é Aprendizagem?
“é um processo de aquisição, evolutivo que depende de fatores internos e externos. O processo de aquisição implica em modificação de comportamento”. (Sara Paim – 1973)
“Aprender é processar. é como o cérebro vai receber, usar, armazenar, repassar e expressar a informação. Gera modificações funcionais e comportamentais”.
Quais os Sinais da Dislexia na Pré-Escola
- Fraco desenvolvimento da atenção
- Imaturidade no trato com outras crianças
- Dificuldade de aprender rimas e canções
- Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem
- Atraso no desenvolvimento visual
- Fraco desenvolvimento da coordenação motora
- Falta de interesse por livros e impressos
Quais os Sintomas da Dislexia
Na leitura:
- Evita livros
- Substituição e omissão de palavras
- Não é fluente (entrecortada, trabalhosa)
- Falta de estratégia para ler palavras novas
- Medo acentuado de ler em voz alta
Na escrita:
- Dificuldade de copiar de livros ou lousa
- Troca e omissão de letras
- Junção e aglutinação de palavras
Na leitura e escrita:
- Lento, cansa-se rapidamente
- Dificuldade para sentar e fazer as lições intermináveis
- Tarefas em sala de aula incompletas
- Em casa necessita de auxílio
- Necessita de um tempo maior para elaborar a resposta
Dificuldade com a memória imediata:
- Recados
- Instruções
- Nomes
- Datas
- No. de telefone
Dificuldade em memorizar:
- Seqüência do alfabeto
- Dias da semana
- Meses do ano
- Seqüência da tabuada
- Fórmulas
- Confusão entre direita / esquerda
Dificuldade em:
- Manusear mapas
- Dicionários
- Listas telefônicas
- Relógio analógico
- Na aprendizagem de uma língua estrangeira
Desatenção e Dispersão:
- Déficit de atenção/ hiperatividade
- Esquecem de fazer ou levar trabalhos e materiais escolares
- Perdem seus objetos pessoais
É desorganizado com:
- Pertences pessoais (ex: mochila);
- Material escolar (caderno,folhas soltas, livros, lápis,etc.)
- Ambiente que frequenta
Prejuízo emocional com:
- Presença de sofrimentos nem sempre visíveis
- Sacrifício frequente da vida social para estudar
- Sacrifício de aulas prazerosas para término de lições
- Cobranças paternas (castigos ou recompensas ligados a escola)
- Pressão social
- Depressão
- Desmotivação
- Desvalorização
- Baixa autoestima
- Vítimas do bullying
- Ansiedade
- Medo
Como pais e professores podem ajudar uma criança disléxica
- Diminuindo a ansiedade. Procurando mais informação;
- Minimizando a culpa, pois tratam-se de distúrbios neurológicos;
- Reforçando e mantendo a autoestima da criança;
- Eliminando a hostilidade com a incompreensão do meio;
- Escolhendo e objetivando uma alternativa de tratamento;
- Auxiliando no tratamento, sob orientação, não testando;
- Traçando prioridades e objetivos a curto prazo;
- Concentrando esforços numa tarefa de cada vez;
- Falando abertamente com a criança sobre suas dificuldades e a necessidade de empenho;
- Reavaliando com a criança os seus progressos;
- Respeitando o tempo de aprendizagem da criança;
- Colocando limites e disciplina nos estudos e na vida.
Fátima Rosana Cavenaghi Moraes de Souza
Psicóloga e Psicopedagoga
CRP-06/113259